Halli Hallo Pessoal!
Se você caiu de paraquedas aqui, provavelmente está procurando o melhor caminho de aprender alemão para iniciantes
E eu entendo, aprender alemão do zero pode ser uma tarefa desafiadora para a grande maioria das pessoas, especialmente se você teve pouco contato com a língua antes de iniciar…
Até mesmo pessoas que já falam outras línguas relatam ter uma certa complexidade no início!
Mas, assim como tudo na vida, com as estratégias corretas e planejamento adequado, você vai ter uma facilidade muito maior.
Por isso, hoje você vai ter acesso a um planejamento prático de como você pode começar hoje a dar os primeiros passos dessa caminhada!
Ah! E se quiser acessar, gratuitamente, mais conteúdos bacanas sobre língua alemã e cultura, é só me seguir lá no canal do Youtube: https://m.youtube.com/c/DeutschundDeutschland
Vamos ao guia? ⬇️
1. Tenha um acompanhamento no início
Essa é uma das dicas mais valiosas que você pode ter!
Ao contrário do que acontece em diversos idiomas, o alemão deve ser acompanhado no começo do aprendizado e depois o aluno consegue se desenvolver sozinho com maior facilidade.
Isso ocorre por que a língua alemã não é uma língua “natural” para os brasileiros, como o espanhol, por exemplo. Então os enunciados geralmente são difíceis de entender e não são intuitivos.
Portanto, é muito importante que você comece a aprender o alemão de forma minuciosa, para ter uma progressão contínua no idioma e entender a língua como um todo.
O ideal para iniciantes é ter aulas com professor, com explicações e um lugar específico e confiável para tirar dúvidas
Para isso, você pode ter o suporte de uma escola de idiomas ou uma plataforma de ensino on-line, como o meu curso A1, que é ideal para iniciantes e tem uma estrutura completa para todos os alunos.
2. Evite a utilização de aplicativos de idiomas
Pode ser que você já tenha utilizado essa forma de aprendizado, ou até mesmo esteja pensando em começar.
Mas no caso do alemão, aplicativos como Duolingo ou similares criam uma grande lacuna no idioma, causando prejuízo a sua progressão na língua.
Se quiser que idioma entre de verdade na sua cabeça e flua naturalmente, é preciso aprender tudo em uma ordem de progressão montada e validada por profissionais da educação.
Não adianta de nada aprender uma língua em pedaços, em pouco tempo você pode se sentir desmotivado por não fixar o conteúdo e sem foco para continuar.
Para entender melhor, você pode imaginar esse processo de aprendizado como a construção de uma casa, em que você constrói primeiro as estruturas, os pilares, para que depois tudo que venha pela frente tenha uma base bem formada e consolidada!
E o mesmo ocorre no alemão! Se você aprende sem uma continuidade, e sem uma didática forte, como geralmente acontece nos aplicativos, o seu alemão fica fraco e com muitas lacunas.
3. Livros didáticos
Uma das melhores formas de se aprender o alemão, caso você não esteja em uma escola de idiomas ou curso online, é estudar sozinho por meio dos livros didáticos.
Isso por que os livros fazem o aprendizado de uma maneira sequencial e inteligente, que podemos chamar de i+1, podendo ser enxergado como uma escadinha.
Onde o i seria a informação já estabelecida e aprendida (a base da construção do idioma) e o +1 seria o aprendizado de um novo conteúdo.
E baseados nesse formato i+1, os melhores livros didáticos têm uma progressão que abrange:
- 1-Evolução vocabular
- 2-Evolução comunicativa
- 3-Evolução gramatical
- 4-Informações culturais
- 5-Consciência do aprendizado
Mas, quando o aluno começa a aprender o alemão sem ser dessa forma validada, ele tem uma experiência chamada “aula de nada”…
Por que vai estudar gramática ou um conteúdo aleatório, mas não tem uma progressão (i+1) de verdade, perdendo a informação aprendida ou criando lacunas gigantes no idioma.
Aqui na Alemanha, as editoras mais reconhecidas e confiáveis são: Cornelsen, Langenscheidt, Klett, Hueber
Dentre elas, você pode escolher um livro (mesmo com explicação em alemão) que se adequada melhor para a sua idade e momento de vida.
4. Resista ao hábito de traduzir tudo
Vamos imaginar a seguinte situação:
Você escolheu um livro didático em alemão de uma das editoras que eu citei acima e está tendo dificuldades de entender os enunciados e as palavras.
Então, você naturalmente liga o tradutor e começa a traduzir tudo, mesmo aquilo que não era necessário.
E depois de alguns meses você continua traduzindo as frases, e aí vem a consequência:
Você não criou independência do tradutor e não aguçou a sua intuição para deduzir os significados…
E uma vez que o aluno começa a traduzir tudo, ele cria um vício de somente conseguir resolver o que precisa sem estar tudo traduzido, o que é muito perigoso e insustentável na vida real!
4.1 E como prevenir que isso aconteça?
Esse é um dos piores erros que você pode cometer, e é totalmente evitável!
Para prevenir que isso aconteça, você pode, de início, usar o tradutor para traduzir algumas palavras do seu enunciado.
Ao longo que você for “calejando” o seu aprendizado, e já souber algumas palavras dos enunciados que virão, você pode começar a treinar a sua intuição para entender os comandos que o livro pede por meio de uma dedução lógica.
Por exemplo: Em um enunciado de 8 palavras, das quais você entende 6, você pode deduzir pelo contexto do exercício, com uma alta probabilidade, o que ele está pedindo.
E ao longo que você for corrigindo os exercícios, você vai criar uma independência maior do tradutor, criando uma “base de dados” única para a língua alemã na sua cabeça
Em que as novas palavras não estão relacionadas a uma tradução, mas sim ao significado autêntico delas no alemão..
Dica extra: De início, quando for traduzir as palavras, nunca traduza palavras isoladas, mas sim pares de palavras. Isso evita que você se depare com um significado que não se aplica para o contexto que você precisa.
5. Sempre corrija seus erros
Já ouviu aquela frase, “não existe sucesso sem fracasso”?
Ela é muito verdadeira, principalmente quando o assunto é desenvolvimento de uma nova habilidade, como o aprendizado do alemão.
Por isso, sempre anote os seus erros e corrija todos os exercícios que você fizer
Aplique essa regra mesmo para erros na pronúncia, ou na construção de uma frase ao falar.
E caso não tenha entendido a correção, pesquise online uma explicação mais aprofundada, ou entre em contato com um suporte de dúvidas, como os alunos que se matricularam no curso de alemão A1 tem disponível todos os dias.
6. Pratique, pratique, pratique
Falar é lembrar e lembrar é repetir.
Aproveite todas as oportunidades que tiver para praticar a língua alemã, mesmo que seja sozinho. Nesse caso, pode praticar a Schattenspiel (repetição em voz alta).
Ou até mesmo a criação de uma conversação imaginária, que pode ajudar a aplicar os conteúdos aprendidos.
Mas nada como praticar com outra pessoa, não é verdade?
Caso você não more na alemanha e não tenha parentes que falem a língua, você pode participar de encontro de falantes da língua alemã, que ocorrem em muitas cidades do Brasil.
Outra opção bacana é se cadastrar em aplicativos para a troca de experiência de idiomas, como o Tandem Partner, onde você pode entrar em contato com falantes (nativos ou não) que queiram aprender português e fazer esse intercâmbio linguístico com você.
Ou, até mesmo entrar em grupos de facebook de pessoas com o intuito de conhecer outros estudantes e praticar a pronúncia.
De qualquer forma, não deixe de praticar. A prática leva a excelência e ajuda a naturalizar o aprendizado e a contribuir com a progressão contínua.
7. Não deixe de conferir o curso Alemão de Verdade
Mesmo que você não saiba nada de alemão, ou queira evoluir no idioma, o curso de Alemão de Verdade vai te auxiliar em todo o processo de aprendizado da língua.
Com esse curso de alemão, você terá acesso à aulas de alta qualidade que abrangem todos os aspectos da língua alemã, desde a gramática e o vocabulário básico até as nuances e complexidades da língua falada e escrita
O método Detsch und Deutschland foi validado por milhares de alunos que viram de perto a evolução no idioma.
Além disso, as aulas são divertidas e envolventes, com jogos, exercícios e muita interação
Se ficou interessado, não perca tempo e garanta agora mesmo aqui no site a sua matrícula.
Sua versão fluente em alemão te espera!
Auf Wiedersehen!